top of page
Socialização online

Planos de Saúde são líderes em reclamações em 9 dos últimos 10 anos

as operadoras de planos de saúde são líderes de reclamações em nove dos últimos 10 anos.pn

De acordo com a Agência Brasil (AB), o país tem cerca de 50 milhões de beneficiários de planos de saúde. Aponta que, segundo o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), as operadoras de planos de saúde são líderes em reclamações em nove dos últimos 10 anos: falta de informação, dúvidas sobre contratos, reajustes, etc.

 

Segundo o site Espaço Vital, a Justiça do Estado de São Paulo registra uma nova ação judicial contra convênios médicos a cada 25 minutos, já que está cada dia mais difícil obter atendimento e serviços que as e os contratantes buscam.

Apesar de as empresas contarem com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e ouvidoria, muitas vezes os problemas não são resolvidos. O Idec orienta que os consumidores devem procurar os órgãos de defesa, e, em último caso, a Justiça, se o contato direto não solucionar o problema.

Segundo a AB, a reclamação não parte somente de beneficiários, mas também de hospitais privados que atendem por planos de saúde: "Uma pesquisa da Associação Nacional de Hospitais Privados mostra que os planos de saúde devem aos 48 hospitais associados mais de R$ 2,3 bilhões. O número representa mais de 15% da receita bruta desses estabelecimentos. A associação de hospitais reclama que as operadoras dos planos vêm aumentando cada vez mais os prazos para pagar os procedimentos."

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é a responsável por estipular o teto para reajustes anuais para planos individuais. Já os beneficiários de planos coletivos ficam sujeitos a reajustes muito elevados. Porém, informa que, mesmo se tiver regras em relação a esse reajuste, não será da mesma forma que os individuais.

FONTES:

Agência Brasil. Acesse: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2023-09/planos-de-saude-lideram-reclamacoes-em-nove-dos-ultimos-10-anos

Espaço Vital. Acesse: https://www.espacovital.com.br/publicacao-40565-cuidar-dos-horarios-das-cuidadoras

bottom of page